Igreja Universal perde novo processo contra a Folha de São Paulo

>

A Justiça de Avaré, no interior de São Paulo (SP), julgou improcedente a ação de indenização movida pela Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) contra a Folha de S.Paulo e a jornalista Elvira Lobato. Na ação, a igreja alegou ter sido prejudicada por matéria veiculada em 2007 e pedia ressarcimento por danos morais no valor de R$ 100 mil.
Segundo a Iurd, a reportagem “Universal chega aos 30 anos com império empresarial” – que consagrou Elvira Lobato com o Prêmio Esso de Jornalismo de 2008 – seria baseada em informações equivocadas. A Universal argumenta que foi tratada como um grupo de empresas alavancadas com dinheiro dos fiéis, o que teria elevado o bispo Edir Macedo à categoria de bilionário.
No entendimento do juiz Alexandre Muñoz, da comarca de Avaré, interior do estado, a reportagem de Elvira se baseou em documentos apresentados à Justiça. “Resta patente, portanto, que a veracidade das informações está clara e demonstrada nos autos”, disse, defendendo o direito de o jornal publicar as informações. “Óbvio que seus seguidores (da Iurd) e também outras tantas pessoas que não são suas seguidoras têm direito a esta informação”.
Muñoz ainda entendeu que a Iurd não conseguiu provar ter sido prejudicada com a publicação da reportagem, julgando improcedente o pedido de indenização. Segundo ele, “a autora (Universal) não perdeu seguidores nem deixou de conquistar outros”.
“Daí a conclusão de que a igreja não perdeu nada com a publicação da matéria jornalística objeto da controvérsia dos autos, dando a entender que o intuito é tentar evitar dissabores pela divulgação de fatos, inclusive retratados por outros veículos de comunicação, mais ainda assim verídicos”, escreveu o juiz na sentença.
 A advogada da Igreja Universal, Adriana Guimarães Guerra, disse que não foi informada judicialmente sobre a decisão, mas irá recorrer no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
Fonte: Folha / Adonainews

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.