Cristãos realizam protesto no Paquistão

pasquistao cópiaNeste domingo (10) cristãos paquistaneses foram às ruas para fazer um protesto para exigir uma melhor proteção, depois que um bairro cristão foi incendiado na cidade de Lahore. O incêndio aconteceu um dia antes do protesto e não gerou nenhuma vítima.

Para afastar os manifestantes a polícia chegou a dar tiros para o alto. Ativistas de direitos humanos dizem que a lei anti-blasfêmia no Paquistão é amplamente usado contra minorias religiosas, incluindo os cristãos, ahmadis e muçulmanos xiitas, geralmente em pretextos frágeis.

Além de uma insurgência talibã, aliado dos EUA, o Paquistão está enfrentando grupos radicais sunitas que estão determinados a acabar com a minoria xiita. Atentados suicidas mataram mais de 200 xiitas este ano, provocando ataques de vingança contra sunitas.

Manifestantes cristãos quebraram as janelas do ônibus e entraram em confronto com a polícia em Lahore, perto do bairro Colônia São José, que foi incendiada.

Um protesto em outro bairro cristão da cidade se tornou violento quando os manifestantes bloquearam a estrada principal e veículos foram atacados, segundo a polícia. Em Karachi, os manifestantes atiraram pedras contra cristãos atingindo vitrines de lojas.

“Nós tentamos dispersá-los pacificamente … Eles começaram a atirar pedras contra a polícia, resultando em vários oficiais feridos,” declarou um oficial da polícia de Lahore.

Em outros lugares em todo província de Punjab, os cristãos realizavam pequenos protestos pacíficos. Ministro do Punjab Lei condenou os protestos: “Vamos trazer os culpados (incendiários) para a forca … Mas os cristãos não devem tomar a lei em suas mãos”.

Mais de 150 muçulmanos foram presos em Lahore suspeitos de incendiar as casas. Centenas de moradores fugiram de suas casas, fugindo da violência.

Fonte: O Verbo

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.