Papa Bento 16 renuncia alegando estar com a idade avançada

papa-bento-twitterO papa Bento 16, 85 anos, anunciou que irá renunciar a seu pontificado no dia 28 de fevereiro, alegando que está com a idade avançada e “não ter mais forças” para exercer o cargo.

A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (11) durante uma assembleia de cardeais. No comunicado divulgado pelo Vaticano Joseph Ratzinger diz que está “totalmente consciente” da gravidade da sua decisão.

O texto lido por ele durante o anúncio da renúncia foi divulgado pela Santa Sé onde Bento 16 afirma que não basta servir apenas com obras e palavras, mas que o trabalho do Papa também precisa de vigor.

“Após ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino”, disse o papa.

“Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com total liberdade declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro.”

Bento 16 foi eleito em 2005 depois da morte do papa João Paulo II ficando no cargo por 7 anos. O último papa a renunciar foi Gregório XII (1406-1415) que na época tinha 88 anos.

Fonte: Gospelprime

2 comentários em “Papa Bento 16 renuncia alegando estar com a idade avançada”

    1. rssss.. o papa teve a humildade q muitos lideres nao tem, tem muil
      ta gente no meio da porta atrapalhando q outros entrem.

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.