Luz para o Caminho investe em tecnologia e mídia para salvar vidas

pastor Inaugurada em 1976 pelo reverendo Wilson de Castro Ferreira, a Luz para o Caminho (LPC) é fruto de uma parceria positiva entre a Igreja Presbiteriana do Brasil e o Back to God Ministries International, o departamento de mídia da Igreja Cristã Reformada da América do Norte. 

Atualmente, com uma equipe de 40 pessoas (entre funcionários, estagiários e colaboradores), a Luz para o Caminho (LPC) produz programas para televisão, rádio, cerca de 7 mil exemplares do livreto Cada Dia, distribuídos para a América Latina, Estados Unidos e envios especiais para projetos de evangelização em Cuba, além de manter, desde 1978, o ministério de mensagens e aconselhamento por telefone, o Disque Paz.

O diretor executivo, Rev. Hernandes Dias Lopes, é quem dirige e acompanha de perto todas as ações da agência missionária. “A Luz para o Caminho como todas as instituições nasceu pequena, gosto de compará-la com uma semente que é plantada, cresce , floresce e tem se fortificado de uma maneira muito bonita”, revela o Reverendo.

Parceiros das igrejas brasileiras auxiliando-as no trabalho missionário por meio da mídia, a LPC oferece além das literaturas e o ministério de aconselhamento via telefone – Disque Paz – conteúdo de televisão e programas de rádio para mais de 60 emissoras. “Somos um braço estendido para as que as igrejas possam aperfeiçoar o trabalho evangelístico no Brasil e nos países de fala hispânica e portuguesa”, explica o Reverendo.

Visando transformar a agência em uma das maiores empresas de comunicação do meio evangélico no Brasil, em março de 2010, foi inaugurada a nova sede da agência, localizada no bairro Jardim Santa Cândida, Campinas-SP. Com uma estrutura moderna, o empreendimento pode ser comparado – em nível de qualidade e tecnologia – as grandes emissoras de tevê do Brasil.

O complexo é formado por dois estúdios de gravação, um estúdio de música com 24m², outras três salas de áudio e um estúdio de áudio, seis ilhas de edição, cada uma com 8,70m², salas de reunião e um grande espaço que pode ser usado como auditório, com capacidade para 200 pessoas.

Programação de Qualidade
Desde abril de 2010, a agência está produzindo uma série de 10 programas para a grade confessional do Canal Digital Mackenzie, canal 60, transmitidos na cidade de São Paulo. ”São programas televisivos, com conteúdo em alta definição, em diversos formatos – mesa redonda, revista, devocional – apresentados por pastores e professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie”, comenta o coordenador, Jaider Rodrigues.

Outro programa de grande sucesso é o Devocional apresentado pelo Rev. Hernandes Dias Lopes. Com duração de 30 minutos o programa “Verdade e Vida” é transmitido na Rede TV! todo sábado às 8h15 da manhã. Além do devocionário, o formato revista do Cada Dia tem encantado o telespectador mineiro, apresentado pelo Rev. Jeremias Pereira, o projeto vai ao ar na TV Bandeirantes MG, sempre aos sábados às 7h30 da manhã.

A rádio também é uma das mídias utilizadas pela LPC na proclamação do evangelho. “Nosso material de rádio também é bastante extenso, são diversos formatos e modalidades de programas que são veiculados em mais de 70 emissoras” explica Lopes.

Literatura que edifica
Com uma história de 25 anos, o devocional Cada dia é a menina dos olhos da LPC, feito por uma equipe especializada, tem 20 mil exemplares distribuídos todos os meses. Na língua espanhola, o Cada Dia possui sete mil exemplares que são distribuídos, gratuitamente.

O livreto, que passou por mudanças recentemente, trás um conteúdo positivo e focado em compartilhar a palavra de Deus de maneira dinâmica e diária. “Depois de assumir a direção executiva da LPC, entendi que deveria trabalhar melhor o conteúdo do Cada Dia. Por muito tempo ele foi traduzido e muitas vezes as mensagens não eram adaptadas a nossa realidade e se tornavam descontextualizadas, então, a primeira decisão que fiz foi escrever novos devocionais e buscar autores brasileiros de conteúdo para ser partilhar mensagens de esperança.

Os resultados das transformações já podem ser notados. “Temos recebido retorno positivo de como o livreto melhorou. Nosso propósito é alem de trazer devocionais, oferecer conteúdo bíblico, porque entendemos que a palavra de Deus é a fonte de consolo, enriquecimento, esclarecimento e apontam o caminho da vida” comemora o reverendo.

O Cada dia também possui campanhas temáticas, a mais conhecida delas é a produção especial de Natal. Em 2010 o tema escolhido foi “Jesus, nome sobre todo nome” e foram distribuídos 720 mil exemplares. O desafio para este ano é distribuir 1 milhão de exemplares da edição de Natal, além de criar livretos com mensagens para família, jovens e crianças.

Mensagem de Esperança
A LPC criou e mantém desde 1978 o Disquepaz, um ministério de mensagens e aconselhamento por telefone. A equipe técnica da Luz Para o Caminho desenvolveu o suporte técnico para o uso de 250 igrejas distribuídas pelo Brasil e recebe aproximadamente 250 mil chamadas todos os meses.

As histórias de transformações de vidas através do Disquepaz são muitas, segundo o Rev. Hernandes, muitas pessoas entregaram sua vida a Cristo e desistiram até mesmo do suicídio após ouvir uma das mensagens gravadas.
Estrutura de mídia para as igrejas

Apesar de ser ligada a Igreja Presbiteriana no Brasil, a agência missionária, visa atender as demandas de qualquer instituição cristã no país, independente da denominação. Com as novas instalações que conciliam modernidade e profissionalismo, a LPC oferece suporte para prestar um grande serviço de mídia para as igrejas. “Trabalhamos com fidelidade, com eficiência, com  profissionalismo e queremos auxiliar as igrejas que querem transmitir um programa de TV em sua região e tem dificuldade para gravar, editar e formatar. Nós podemos oferecer todo o suporte para isso” , finaliza o diretor.

Por Pollyanna Mattos
Fonte: www.guiame.com.br

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.