Lista das 100 Igrejas com maior crescimento nos EUA é divulgada

A Outreach é uma lista anual das 100 Igrejas de maior e mais rápido crescimento nos Estados Unidos. Mas o número de mega-igrejas que foram documentados nos anos anteriores está ausente da lista.

“A partir de uma perspectiva de pesquisa, essa não-participação é triste. Mas teologicamente falando, as razões pelas quais muitas Igrejas escolhem não transmitir os seus números são nobres,” disse Kent Shaffer da ChurchRevelance.com, que existe para ajudar Igrejas a tonarem-se mais efetivas e eficientes. “Muitas Igrejas não participantes somente não querem afetar negativamente outras Igrejas. E, é claro que outros se esquecem de relatar seus números aos pesquisadores.”

Nos recentes anos, a lista Outreach 100 tem atraído críticas sobre, entre outras coisas, alimentar o ego de grandes pastres de Igrejas e não reconhecer algumas das pequenas Igrejas saudáveis que estão crescendo.

Igrejas com um comparecimento de fim de semana de 1.000 ou mais representam em torno de 2 por cento das 300.000 Igrejas Protestantes dos Estados Unidos. E mega-igrejas (com 2.000 ou mais atendentes) abrangem menos do que meio por cento.

A menor Igreja encontrada na lista das maiores Igrejas de Outreach este ano, tem uma média de participação de fim de semana de 5.500 e a lista das que crescem mais rápido inclui Igrejas com uma assistência maior que 1.000.

“Durante os últimos sete anos, houve 18 Igrejas publicadas no topo da lista,” observou Shaffer. “Combinados eles fizeram um grande diretório de Igrejas que valem a pena estudar. Mas a principal constante das listas podem também, ocasionalmente, tornar-se arrogante, alimentar competição não saudável, e criar uma perspectiva desbalanceada nas quais as medidas do ministério são as mais importantes.

“Pessoalmente, Eu vejo que há uma resposta certa ou errada se a Igreja deve participar (contanto que eles tenham a atitude correta do coração).”

A revista Outreach reconheceu que algumas Igrejas escolheram não participar da pesquisa este ano e as razões listadas foram: eles não queriam revelar dados de comparecimento, eles não tinham tempo para participar, a lista não incluiu a participação de cultos online, ou eles estavam preocupados se essas pesquisas poderiam promover uma mentalidade baseada em números mais que a missão.

O editor da revista, Lindy Lowry, deixou isso claro, contudo, que a lista não é “somente sobre números como os indivíduos desses números representam – pessoas que encontraram esperança em Cristo, e as Igrejas que os apontam em direção a Ele.

“Se nós tivermos a percepção dessas Igrejas e aprendermos algo de sua paixão por outreach, essa questão especial irá cumprir seu propósito.”

Para a lista de 2010, a Outreach aumentou o número de perfis de cinco para 15 e adicionou mais artigos de “histórias por trás dos números.” Algumas das Igrejas em destaque que estão servindo a comunidade através do que eles chamam de “Dream Center (Centro de Sonhos).”

“à medida que nos aproximávamos do Outreach 100 de 2010, nós sabíamos que queríamos falar mais histórias de Igrejas para realmente refletirmos seu impacto e chegarmos ao coração de por que eles estão crescendo,” afirmou Lowry.

A Igreja de maior crescimento, de acordo com a Outreach 100, é a Igreja 12Stone em Lawrenceville, Geórgia. A Igreja vivenciou um crescimento de 30 por cento, acrescentando com mais de 2.200 pessoas para o comparecimento do culto deste fim de semana. A Experience Life em Lubbock, Texas, e a The Rock Church e World Outreach Center, em San Bernardino, Califórnia, foram arredondados para a posição três.

No total, as 100 Igrejas de mais rápido crescimento tiveram o total de participação de mais de 641.000 e um total de 373 lugares de adoração. A maioria das Igrejas são não-denominacionais.

A Igreja de Lakewood em Houston, Igreja North Point Community em Alpharetta, Geórgia, e a Segunda Igreja Batista em Houston foram listadas como as três maiores Igrejas nos Estados Unidos. O comparecimento da Lakewood é de 43.500 e os outros do topo têm uma participação de fim de semana de aproximadamente 24.000.

Combinadas, as 100 maiores Igrejas têm um comparecimento total de 1.012.832.

As listas baseiam-se nas médias de participação de fim de semana nos meses de fevereiro e março.

Entre as maiores Igreja, a Igreja Batista Brentwood em Tennessee teve 27 lugares de adoração, a maior que qualquer outra.

Notavelmente, a média de idade da Igreja na lista das maiores Igrejas é de 46 anos, e 33 anos entre as que crescem mais rápido. A prazo médio dos atuais pastores sêniores na lista das maiores Igrejas é de 18 anos, e 14 anos na lista das de crescimento mais rápido.

As listas do Outreach 100 foram compiladas pela LifeWay Research e inclui somente Igrejas Protestantes que optaram por participarem do estudo. A Outreach divulga anúncio solicitando a participação de mais de 8.000 Igrejas. Eles foram convidados por fax, e-mail, carta, telefone e carta registrada.

Fonte: The Christian Post

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.