Fifa impede uso de véu e elimina seleção feminina do Irã.

Fifa impede uso de véu e tira seleção feminina do Irã dos Jogos da Juventude.

A equipe de futebol feminino do Irã não poderá participar dos Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecem entre 12 e 25 de agosto, em Cingapura, devido à proibição feita pela Fifa ao véu que cobre os cabelos geralmente usado pelas muçulmanas.

A entidade declarou que o uso do véu não estava em conformidade com as leis do jogo. O Comitê Olímpico Nacional do Irã pediu à Fifa rever a proibição do lenço (hijab), mas o secretário geral, Jerome Valcke, rejeitou o pedido em uma carta entregue à federação iraniana.

“Levando em consideração a posição clara declarada pelo Comitê Olímpico do Irã, o Comitê Executivo da Fifa não tinha outra escolha senão a de tomar a decisão de que o país não poderá participar”, disse o documento.

De acordo com a regra número quatro do futebol, “o equipamento básico não deverá conter mensagens políticas, religiosas ou pessoais; a equipe de um jogador cujo equipamento básico obrigatório tem mensagens políticas religiosas, slogans ou declarações pessoais podem serão sancionadas pelo organizador da competição ou pela Fifa.”

Com a eliminação do Irã, a Tailândia será a representante da Ásia na competição, que conta com cerca de 3600 atletas com idade entre 14 e 18 anos divididos em 26 esportes. A equipe jogará contra Turquia, Guiné Equatorial, Trinidad e Tobago, Chile e Papua-Nova Guiné.

Fonte: UOL

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.