Fátima Sampaio lança biografia do marido, Cid Moreira, em livraria carioca

Familiares, amigos e colegas de profissão prestigiaram o lançamento do livro Boa Noite – Cid Moreira, a grande voz da comunicação do Brasil, escrito pela atual mulher do jornalista, Fátima Sampaio Moreira, na noite desta terça-feira, na livraria Argumento, no Leblon, Zona Sul do Rio

Glória Maria, William Bonner e Fátima Bernardes são alguns dos colegas que estiveram presentes na noite de autógrafos.
Fátima Moreira disse que escrever a biografia do marido foi um grande desafio. ‘Quando começamos a pensar no livro, o Cid falou: ‘Gosto tanto do seu texto, Fátima! Por que você, que é jornalista, não escreve?’. Fiquei muito preocupada no início, achei que era muita pretensão minha escrever uma história tão rica. Afinal, ele tem 65 anos de profissão’, confessou. 

A jornalista, que já é casada com ele há quase dez anos, disse que, à medida que conhecia a vida do marido, mais encantada ficava. ‘Eu fiquei mais apaixonada ainda, porque percebi o quanto ele é simples, como uma pessoa humilde consegue se destacar. Muito mais do que mostrar uma trajetória profissional, a biografia do Cid mostra a humanidade dele e prova que, não é porque você é conhecido que se torna diferente dos outros’, explicou Fátima.

Ela disse ainda que no livro estão registradas algumas manias do jornalista, como o hábito de guardar um guardanapo no bolso toda vez que sai para jantar. ‘Ele sempre faz isso nos restaurantes, encontros. Quando chegamos em casa, eu saio tirando tudo dos bolsos’, revelou. Cid, por sua vez, explicou a mania. ‘Sou um cara prevenido. Como sou alérgico, preciso ter um guardanapo para emergências’, justificou.

Dono de uma voz inconfundível, Cid Moreira, que não acompanhou muito a produção da obra porque estava envolvido com gravações de narrativa da Bíblia, mas opinava toda vez que a mulher esquecia de comentar alguma coisa importante de sua vida, comentou o a obra finalizada. ‘Não pude acompanhar muito, mas o resultado me surpreendeu. A Fátima tem esse dom, que melhora cada vez mais’, elogiou. E a mulher retribuiu: ‘O Cid é um menino brincalhão e de vozeirão’.

O jornalista ficou emocionado ao relembrar assuntos que estão descritos no livro. “Quando ela (Fátima) fala da minha infância, da minha família, eu fiquei muito emocionado. Meu pai era um grande exemplo para mim”, declarou. Pontual, o ex-apresentador do ‘Jornal Nacional’ começou a autografar os livros por volta das 19h50, dez minutos antes do horário marcado. A jornalista Glória Maria falou da importância dele em sua vida. ‘Ele faz parte da minha história. Somos muito amigos. Na verdade, sempre tive o prazer de ouvir o ‘boa noite’ dele e, às vezes, ligo para ele só para ouvir isso’, contou.

A ex-apresentadora do ‘Fantástico’ aprovou a atitude de Fátima escrever o livro sobre o marido. ‘Acho uma prova de amor. Tomara que todo companheiro de pessoas como o Cid também tenham a ideia de registrar uma biografia dessas”.

‘O Cid é um homem de várias histórias, bem-humorado, faz todo mundo rir, está sempre animado, pronto para tudo. Ele é um homem de solução e, não, de problemas. Se ele for contar tudo o que já passou será necessário escrever outro livro’, emendou Glória.

O jornalista Célio Moreira falou sobre a convivência com o irmão. ‘Nós trabalhamos juntos no jornal da ‘Vanguarda’, em 1963. Sempre foi muito bom ter alguém tão próximo por perto. Nossa relação profissional era como a de duas crianças. Às vezes brigávamos, nada demais, mas sempre tivemos uma relação muito boa, de respeito, admiração”, contou.

Willian Bonner, atual apresentador e editor chede do ‘Jornal Nacional’, disse que Cid Moreira marcou época. ‘Ele é um exemplo, um grande mestre do jornalismo. Até hoje, a voz dele faz parte do imaginário do público’. Fátima Bernardes disse que, apresar de só conhecê-lo profissionalmente, admira muito o seu trabalho. ‘Terei o maior prazer em pegar este livro e ler’, disse a apresentadora do ‘JN’, que também comentou o episódio da bermuda, fato pelo qual Cid passou e que deu origem ao boato de que todo âncora apresenta o telejornal de paletó e bermuda. ” Isso é uma brincadeira. Uma vez, no carnaval, o Cid foi chamado às pressas para apresentar o ‘JN’. Então, como estava de bermuda e era urgente, ele conseguiu uma autorização especial para gravar de bermuda. Mas, não apresentamos o jornal assim’, contou, rindo.

‘Boa noite – Cid Moreira,a grande voz da comunicação do Brasil’ (294 pág), da Prumo, reúne depoimentos de jornalistas, amigos e parentes sobre a vida do jornalista nascido em Taubaté, interior de São Paulo.

Assista Cid Moreira falando sobre a Bíblia

Fonte: SRZD

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.