ÁFRICA: Igreja Universal distribui camisinhas em Beira

>

Universal

BEIRA, 7 Outubro 2009 (PlusNews) – Ao contrário das outras igrejas cristãs, a Igreja Universal do Reino de Deus nunca condenou o uso de camisinha. Mas em Moçambique, a Universal deu um passo à frente e está a estimular o uso  e a dar camisinhas para a população. Seus obreiros podem ser vistos distribuindo camisinhas nas ruas na cidade portuária de Beira, a segunda maior de Moçambique, nos finais de semana.
Os obreiros se revezam em locais populares entre trabalhadoras de sexo, camionistas, pescadores e crianças de rua, onde distribuem os preservativos, colam cartazes de prevenção do HIV e falam com os passantes sobre discriminação, testagem e adesão a tratamento antiretroviral.
Controvertida, a igreja pentecostal de origem brasileira está presente em mais de 170 países e é dona da terceira maior rede de TV do Brasil, a Record. A igreja, que tem forte presença na África, responde a processos na justiça brasileira, onde é acusada de estelionato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. 
Aborto e bíblia
Em 2007, o bispo Macedo, fundador da igreja, se declarou a favor do aborto. Agora, pelo menos em Moçambique, sua igreja apóia abertamento o uso de preservativos: “Quem condena o uso de preservativo não é um cristão, mas sim um religioso que não tem consciência do que a SIDA está a causar nas famílias ”, disse Mussate Mateus, director da Associação Benificiente Cristã (ABC), uma instituição de caridade ligada à igreja Universal.

''Quem condena o uso do preservativo não é um cristão, mas sim um religioso que não tem consciência do que a SIDA está a causar nas famlias''

Mateus foi além: “ Um pastor religioso lê a biblia como fosse um manual profissional, obrigando os fiéis a praticarem o que ele diz”.
Uma mudança drástica de posição comparada à declaração do pastor Pedro Garcia, da Universal em Maputo, ao PlusNews em Setembro de 2007, de que a igreja não incentivava e nem condenava o uso de preservativos: “Só achamos que a fidelidade e a abstinência são mais eficazes”.
Na época, o trabalho de prevenção de HIV da Universal e de outras igrejas evangélicas era financiado pela USAID, a agência de ajuda humanitária e desenvolvimento dos Estados Unidos, dentro de um projeto que estimula abstinência e fidelidade. O projeto ABY (abstinência, fidelidade e juventude, em inglês), que financia acções de várias entidadades religiosas, será descontinuado este ano, de acordo com a representação da USAID em Moçambique.
Beira, na Baía de Sofala, é o maior porto do país e integra as principais rotas de navegação do oceano Índico. A cidade também abriga o maior aeroporto de Moçambique e recebe um grande número de camionistas e turistas. Ela é a mais afetada pelo SIDA na província de Sofala: com uma população estimada em pouco mais de 432 mil habitantes, a cidade tem uma seroprevalência de 35 por cento, superior à média provincial de 21 por cento – que por sua vez está muito acima da prevalência oficial nacional de 16 por cento.  
Neste cenário propício à propagação de doenças sexualmente transmissíveis, a ABC organiza marchas de conscientização sobre o HIV dentro da campanha “Moçambique sem HIV/SIDA”. Além do foco na discriminação, as marchas têm como objetivo sensibilizar populações de risco, como a de pessoas que vivem nas ruas.
Nos cultos anteriores às marchas, os pastores da Universal têm falado sobre o HIV.  O trabalho foi iniciado dentro do programa da USAID com igrejas evangélicas e inclui ainda a distribuição de cestas básicas a seropositivos.

Fonte: http://www.plusnews.org

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.