Mefibosete

>

Exterminador da vergonha; i.e., dos ídolos.< ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Filho de Jónatas e neto de Saúl (2Sm 4:4). Tinha cinco anos quando o seu pai e avô morreram no Monte Gilboa. A ama da criança, ao ouvir tal calamidade, fugiu com ele para Gibeá, a residência real e com a pressa, deixou cair o menino, tendo ele ficado aleijado dos pés, ficando incapaz de andar (2Sm 19:26). Foi levado para a terra de Gileade, onde encontrou refúgio na casa de Maquir, o filho de Amiel, em Lo-Debar, por quem foi educado.

Alguns anos depois, quando David, já tinha subjugado todos os adversários de Israel, começou a pensar na família de Jónatas e descobriu que Mefibosete vivia na casa de Maquir. Logo enviou os seus mensageiros e trouxe-o a ele e ao seu filho para Jerusalém, onde Mefibosete passou a morar (2Sm 9).

Quando David se encontrava fugido, de acordo com a história de Ziba (2Sm 16:1-4), Mefibosete mostrou-se infiel para com ele e foi, consequentemente, privado de metade dos seus bens; mas, de acordo com a sua história, contudo (2Sm 19:24-30), ele manteve-se fiel ao seu amigo. Após este incidente, ele só volta a ser mencionado no momento em que David o protege da vingança que os gibeonitas executaram contra a casa de Saúl (2Sm 21:7). É também chamado Meribe-Baal (1Cr 8:34; 1Cr 9:40).

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.