Universal rebate ataque da ‘Folha’.

edir-macedo O Grupo Folha voltou a atacar os evangélicos na edição deste domingo (20) da Folha de S.Paulo com reportagem reproduzida em seu site e no portal UOL. No texto – que segue a mesma linha adotada há meses, da divulgação de vídeos gravados em reuniões internas entre pastores da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) – o jornal acusa o bispo Romualdo Panceiro, da Universal, de “premiar” os pastores que mais arrecadam dinheiro em seus templos.
Desde a manhã de sábado (19), o bispo Edir Macedo, líder da IURD, postou em seu blog a íntegra das perguntas feitas pela Folha e das respostas enviadas pela assessoria de imprensa da igreja.

Veja o tom das perguntas de um repórter do jornal Folha de S. Paulo, enviadas para a IURD. Analise as respostas e tire suas próprias conclusões.

Folha de S. Paulo: Tive acesso a 5 novas gravações das videoconferências realizadas pelo bispo Romualdo Panceiro no ano de 2008, na sede da IURD, em São Paulo, em conexão com pastores e líderes regionais de todo o País. Num desses vídeos, o bispo Romualdo aparece anunciando que estava custeando 7 passagens aéreas e estadia para Jerusalém, Israel, aos pastores que obtivessem maior crescimento de arrecadação de dízimos em suas igrejas, em todo o Brasil. Em outro trecho, o bispo diz que a igreja detém um programa de computador que permite comparar a arrecadação de dízimos, mês a mês, em cada igreja espalhada pelo Brasil. Em outro vídeo, o bispo Romualdo disse que os pastores não devem limitar o valor possível do dízimo do fiel, mas poderiam “estipular” tal valor.

Assim, indago:
1 – Esta premiação aos pastores ocorre todos os anos? Em caso positivo, qual o objetivo?
R: “Premiação”, dentro do contexto da pergunta, é mais um termo preconceituoso adotado pela Folha de S.Paulo. A viagem para Israel não é considerada uma premiação e sim uma missão religiosa almejada por cristãos evangélicos de todo o mundo. Entre os 15 mil pastores da Igreja Univeral do Reino de Deus, que atuam no Brasil, isso não é diferente. A missão religiosa na IURD, entre outras peregrinações, consiste em levar pedidos de oração dos fiéis a lugares sagrados, como o Monte Carmelo, a Muralha de Jerusalém e o alto do Monte Sinai, por exemplo. Uma árdua e esgotante escalada de mais de dois mil metros a pé. São viagens cansativas e curtas, de quatro, cinco dias, no máximo, em que, quase sempre, consome-se mais tempo em deslocamentos aéreos do que nos locais em que são realizadas orações pelos fiéis. Essa é a “premiação” de pastores e bispos da IURD.

2 – Como ocorre o controle das ofertas e dízimos por esse programa de computador? Qual o objetivo desse controle?
R: Trata-se de um procedimento interno da IURD.

3 – Folha de S. Paulo: O que significa não limitar o valor do dízimo?
R: Como já explicado reiteradas vezes, a IURD é uma denominação evangélica neopentecostal, que possui como doutrina a Teologia da Prosperidade. Ou seja, acredita na intervenção divina também para o bem-estar material do homem. Os frequentadores da IURD têm liberdade absoluta para fazer ou não doações financeiras e da maneira como entenderem correta, direito plenamente garantido pela Constituição Federal.

4 – Quais os comentários/esclarecimentos da igreja e do bispo Romualdo Panceiro a respeito dessas videoconferências? Qual o objetivo, alcance e resultados?
R: O exercício de fé pregado pelos pastores da IURD tem como único fundamento a prática dos ensinamentos da Bíblia. Ou seja, se as pessoas contribuem cada vez mais é porque simplesmente elas recebem cada vez mais. Esse é o princípio do crescimento da IURD, que a faz estar presente hoje em mais de 180 países.

5 – Outros comentários que julgar necessários.
R: Mais uma vez, a Folha de S. Paulo usa expressões e frases fora do seu contexto original para atacar a IURD, seus líderes e mais de 13 milhões de fiéis em todo Brasil. Ao explorar trechos maldosamente pinçados de uma pregação de três horas de duração, o jornal adota uma postura radical e inadmissível de preconceito religioso. A Igreja Universal repudia essa postura e mantém-se firme na pregação dos valores do Evangelho, indispensáveis para a consolidação de um país mais justo.

Um comentário em “Universal rebate ataque da ‘Folha’.”

  1. Olha, vou comentar novamente em seu blog, mesmo sabendo que dificilmente você irá aceitar meus comentários.
     
    Veja bem meu caro, todos sabem que o bispo Edir Macedo ficou bilionário com o dinheiro de fiéis. Isso é fato ! Você não pode negar. Seria muita ignorância de sua parte pensar que o bispo direciona todo o dinheiro dos fiéis para obras á favor da igreja. Logo, você admite que pelo menos parte desse dinheiro fica para seu próprio proveito. E é justamente isso que enfurece as pessoas. Há vídeos dele ensinando outros pastores a “arrancar” dinheiro dos crentes ! Por que insistem em negar isso ? Não é minha intenção ser ofensivo em relação as crenças de alguém, você pode acreditar na religião evangélica. Mas deve também, acreditar que o bispo Edir Macedo é um ser humano como qualquer outro e pode sim,
    Esse é meu último comentário por hoje, voltarei mais tarde para ver se algum deles foi aprovado e então verei se respeita a opinião dos outros. Abraços.

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.