Cartunista assassinado era adepto do Santo Daime

>

No funeral do Cartunista Glauco tocou hinos de Santo Daime.

O cartunista assassinado, Glauco Villas Boas (53), era adepto da seita “Santo Daime” .Em uma das suas entrevistas ele falou sobre o assunto:


“O Angeli sempre tirou muito sarro de mim porque eu sou muito místico. Sou pisciano. Sempre gostei da linha espiritual, de estudar. Depois que eu comecei a frequentar o Santo Daime -que é uma bebida que vem lá da Amazônia, que os índios consagram-, eles (Angeli e Laerte) tiraram muito sarro dessa minha nova jornada. Chegaram a fazer história sobre o Glauquito, que montou uma religião, encontrou suas raízes, montou uma seita e fez um chá com as suas raízes.

O Rhalah Rikota eu não tinha antenado que o Angeli tinha feito especialmente para tirar um sarro mas, com essa confissão dele eu me sinto muito honrado.

Eu sou daimista. Criamos um grupo de estudo e passamos a receber o Daime lá da floresta. É um centro de pesquisa espiritual. O Daime tem um potencial de cura muito grande.

Eu coordeno o ritual, que é bastante musical. São vários hinos, recebidos pelos caboclos lá da mata, que a gente executa depois de ter ingerido o Daime. A gente faz um trabalho musical e dentro desse trabalho musical as pessoas vão estudando, dentro da força do Daime, porque ele é um expansor de consciência.

O Daime me trouxe muita disciplina, principalmente com meu trabalho de cartunista, do traço. Também relacionado à saúde, porque eu era muito exagerado, boêmio, e isso atrapalhava o meu dia a dia. O traço é uma coisa que você precisa estar harmonizado com você mesmo. Nesse sentido, senti uma evolução muito grande, no meu trabalho e em todos os aspectos da minha vida.”

Velório teve cânticos da seita

Amigos, parentes e frequentadores da Igreja Céu de Maria fizeram homenagens na tarde desta sexta (12) ao cartunista Glauco morto junto com o filho Raoni.

A tarde foi marcada pelo entra e sai de pessoas vestidas de branco, entoando cânticos da doutrina do Santo Daime no velório, realizado na igreja fundada pelo cartunista, que fica ao lado da casa onde ele morava.

O que é o Santo Daime?

O Santo Daime é uma religião originária do norte do Brasil. Segundo o site da igreja, o Culto Eclético da Fluente Luz Universal é “um trabalho espiritual, que tem como objetivo alcançar o autoconhecimento e a experiência de Deus ou do Eu Superior Interno.”

Para isso, eles se ultilizam, dentro de um contexto ritual tido como sagrado, da bebida enteógena sacramental conhecida como ahyausca e que foi rebatizada pelo Mestre Irineu, fundador da igreja, como Santo Daime. Os adeptos lembram que o uso de uma substância enteógena como sacramento parece ter feito parte das principais tradições religiosas da antiguidade e fornecido a base visionária de muitas das principais grandes religiões hoje existentes no mundo.

Ainda de acordo com os fundadores da igreja, o “culto litúrgico, que se resume em comungar, nas datas apropiadas, a bebida à guiza de sacramento, se denomina Eclético, por que suas raízes estão impregnadas de um forte sincretismo entre vários elementos culturais,folclóricos e religiosos.O uso do sacramento Santo Daime é relizado nas datas do seu calendário festivos, obedecendo as regras rituais que foram estabelecidas pelo Mestre Irineu e pelo Padrinho Sebastião.”

A Doutrina do Santo Daime ou a Doutrina do Mestre Irineu, como também é identificada, nasceu dentro da floresta, brotou no seio do seu povo, uma gente muito humilde e digna. A sua mensagem, que se encontra reunida na forma de coleções de hinos recebidos pelos mestres e adeptos,prega o amor pela natureza e consagra o mundo vegetal e todo o planeta como sendo o cenário sagrado da nossa mãe-terra.

Assassinato

A polícia procura o estudante universitário Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, de 24 anos, principal suspeito do assassinato do cartunista Glauco Villas Boas e seu filho, Raoni. O crime ocorreu na madrugada desta sexta-feira (12).

Segundo a polícia, o suspeito frequentava a igreja Céu de Maria -, fundada por Glauco há cerca de 15 anos e que seguia a doutrina do Santo Daime -, mas estava afastado dos cultos havia seis meses.

As primeiras informações sobre a morte do artista e seu filho davam conta que as mortes haviam ocorrido durante uma tentativa frustrada de assalto à residência da família, na Estrada Alpina, no bairro Jardim Santa Fé, em Osasco, na Grande São Paulo.

O estudante teria ido à casa de Glauco levando uma pistola. Supostamente teria havido discussão, na qual o rapaz disse que iria se matar, e pai e filho tentaram demovê-lo da ideia.

O advogado da família, Ricardo Handro, deu, também num primeiro momento, uma versão diferente, alegando que dois homens invadiram a residência. Eles estariam drogados e com ameaças teriam rendido o cartunista, sua mulher e filha. Após negociações com os suspeitos, Glauco saiu com os bandidos e foram surpreendidos por seu filho Raoni, que chegava da faculdade. Nesta hora os bandidos teriam atirado.

Os corpos de Glauco e Raoni foram liberados no fim da manhã desta sexta. A pedido da família, o velório será uma cerimônia reservada e o acesso ao público só será permitido no enterro, previsto para amanhã, no Cemitério Gethsemani Anhanguera.

Glauco era o criador dos personagens Geraldão, Dona Marta e Casal Neuras, entre outros. Ele manteve-se fiel ao seu traço único, com nanquim no papel.

No começo dos anos 70, o paranaense Glauco foi trabalhar no “Diário da Manhã”, em Ribeirão Preto, onde fazia a tira “Rei Magro e Dragolino”. Pouco tempo depois, em 1976, o jovem cartunista foi premiado no Salão de Humor de Piracicaba. Com o destaque do prêmio, no ano seguinte ele começou a publicar esporadicamente suas tiras na “Folha de S. Paulo”. Mas foi a partir de 1984 que ele passou a desenvolver tiras diárias para competir com as americanas.

Foi na Folha, que começou a parceria com Angeli e Laerte. Os três alcançariam sucesso nas bancas em revistas como a “Chiclete com Banana”, com tiragens de até 150 mil exemplares. Ele também fez parte da equipe de redatores do program “TV Pirata”, da TV Globo.
Foto: Ayahuasca – utilizada para fazer o chá de Santo Daim
Fonte: Yahoo

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.