Pastores comentam a reportagem do Domingo Espetacular sobre “Cair no Espírito”

Cair-no-Espírito “A Universal está em decadência”, diz pastor Marco Feliciano em entrevista exclusiva. “Admirava o Macedo, até acreditava na sua fé”.

O programa deu continuidade a um ataque do bispo contra o Movimento Pentecostal no Brasil. Edir Macedo havia criticado os movimentos pentecostais no dia 8 de setembro, quando publicou em seu blog vídeos em que faz comparações das manifestações pentecostais a Centros Espíritas.

A reportagem da Record gerou indignação de muitos evangélicos. Pastores, cantores, professores de teologia e mesmo não evangélicos criticaram a transmissão da Record por abordar um tema religioso.

O pastor Renato Vargens, da Igreja Cristã da Aliança, fez comparações entre os ritos da igreja Universal e as práticas na igreja Católica. Ele ainda comentou que “rejeita o cai-cai como prática pentecostal, mas não reconheço o bispo Macedo como autoridade espiritual, moral e ética para o que fez”, comentou o pastor Vagens.

Para o pastor Ciro Sanches Zibordi, autor de “Erros que os pregadores devem evitar”, os argumentos bíblicos utilizados para defender o ‘Cair no Espírito’, são argumentos irracionais, fora do contexto bíblico. Mas o pastor Ciro diz que “não se pode limitar o poder de Deus, claro que ele pode derrubar uma pessoa, mas isso não pode ser uma condição para a manifestação do Espírito Santo”.

Sobre a reportagem da Rede Record, o pastor Ciro disse que a igreja Universal não pode criticar os pentecostais, pois não segue a Bíblia e está totalmente errada em suas argumentações.

O correspondente Michael Caceres entrevistou o pastor Marco Feliciano e a psicóloga Marisa Lobo. Para o pastor Marco Feliciano “A rede Record está desesperada por audiência e a igreja Universal por membros” comentou o pastor. “Eles estão em decadência”.

“A IURD vive um tempo de decadência. Eles ganham almas, mas não são hospital, são pronto socorro. Após se converterem lá as pessoas vem para o Pentecostalismo, que tem uma resposta carismática com devoção bíblica e crença no sobrenatural, disse Marco Feliciano.

Leia a entrevista com o pastor Marco Feliciano na integra:

Michael Caceres – O senhor assistiu a reportagem?

Marco Feliciano – Não. Ainda não assisti, mas sei que foi semelhante ao que o Edir publicou no blog. Eu respondi a crítica dele em um vídeo.

Michael Caceres – Eles voltaram a mostrar aquele episódio dos Gideões, em que o senhor está pregando. Disseram que tinha um homem no púlpito que ficou assustado com a cena. O senhor acha que o bispo Edir Macedo está tentando ridiculariza-lo?

Marco Feliciano – No vídeo eu não faço nada. É o moço que sai rodando. Eu já respondi ao Edir Macedo quando recebi o vídeo que ele me enviou do blog. Vou ser mais pragmático. Ele Não quer só ridicularizar ele quer criar duvida na mente do povo simples e humilde.

Michael Caceres – Já debateu pessoalmente com o Macedo? Qual sua posição quanto ao líder da Universal?

Marco Feliciano – Nunca até porque eu sempre o admirei. Creio na fé que ele prega, que Deus atende sacrifícios. Mas agora estou com ojeriza, repulsa, nojo mesmo. Pois ele fere uma multidão de pessoas que oraram por ele e contribuíram para comprar essa emissora que agora presta esse desserviço a fé brasileira.

Michael Caceres – Eles usaram a “Teologia de Toronto” pra tentar ter base para as críticas ao Movimento Pentecostal, fizeram até uma entrevista com o fundador. Acredita que o povo está vendo esta tentativa do Edir em ridicularizar o pentecoste?

Marco Feliciano – E a teologia mística e sincrética deles? Catolicismo com água benta, umbanda com sal grosso? O q esperar de um líder que aprova o aborto, fala publicamente que bebe socialmente e agora chama de demônio uma obra feita pelo Espirito? Vou orar por ele, ficou cego!

Já para a psicóloga Marisa Lobo, apesar da “histeria coletiva apresentada na reportagem da Record, o corpo se não tiver subordinado ao Espírito, de qualquer forma haverá apenas uma emoção, sem nada de espiritual”, comentou a psicóloga.

Leia trechos da entrevista:

Michael Caceres – Doutora Marisa, a senhor foi uma das primeiras a criticar a Record logo que passou a transmissão da reportagem. Para a senhora é possível uma pessoa ser induzida a um estado de transe a ponto de perder o controle do corpo por conta da emoção?

Marisa Lobo – A forma como alguns pastores, muitas vezes usam e mexem com o emocional das massas, gera uma catarse, e pode sim promover uma histeria coletiva. Isso se dá de diversas formas por causa de sentimentos, personalidades, principalmente em mulheres. Temos que ter cuidado para saber discernir o que pode ser apelação daquilo que é realmente espiritual.

Muitas manifestações são extremamente atrais, e isso é um fato, a responsabilidade disso é nossa também, pois esperamos coisas de Deus que não são bíblicas. A verdadeira revelação de Deus está na Palavra. Se lêssemos à Bíblia, como a carregamos, saberíamos discernir se estas manifestações são teatrais ou se são espirituais.

Michael Caceres – Então a senhora acredita que pode haver manifestação espiritual e sugestão psicológica?

Marisa Lobo – Alguns pastores sabem bem como promover, alimentar esse descontrole emocional, e como causar a sugestão psicológica, que é uma manifestação, e não unção de Deus. Como também existe o manifestar do Espírito Santo, mas ainda assim, sujeito a subordinação do corpo.

Michael Caceres – Então existem exageros? Pode haver uma sugestão psicológica e não o manifestar do Espírito Santo?

Marisa Lobo – Nenhum pastor pentecostal sensato concorda com os exageros e não deixam de manifestar sua indignação, principalmente os pentecostais, sabem que existem sim, os aproveitadores e lutam e repudiam, não são alienados. Como psicóloga eu tenho que reconhecer que existem os dois lados e que estas manifestações devem ser profundamente avaliadas.

Fonte: GospelPrime

5 comentários em “Pastores comentam a reportagem do Domingo Espetacular sobre “Cair no Espírito””

  1. Já vi [ eu vi ] uma mulher cheia do poder de Deus cair após uma profecia que não era para se escandalizarmos por que deus iria operar algo tremendo caiu uma única vez na vida os médicos constataram que o tumor saiu dela sei la como disse ele …e que ela estava curada …existe outros casos de pessoas [que vi não ouvi de outros] as pessoas caírem falando em línguas espirituais] e a vida continuar toda torta ..é muito profundo e polemico o cai cai..geralmente todos que vi cair outrora hoje tem a vida arrasadissima..porem afirmo muito raro ..muito raro mesmo mas é possível cair por permissão de deus como em caso especial como exemplos bíblicos de alguém afirmar meus joelhos tremiam e batiam um no outro tamanha era a gloria de deus [livro de Daniel] quando a brisa de deus entrou em mim cai[veja bem cai] com o rosto em terra [livro de reis]..existe também os pastores juízes se alguém é elogiado passa a atacá-lo….existe também o testemunho começam o testemunho coisa mais linda igreja deus me provou e faz 30 anos que deus ta provando com misérias ,doenças,dores etc…existe o testemunho tipo olha igreja eu estava afundando afundando chegava a perguntar deus por que isso logo emerge e hoje glorifica a deus com a vida …existe o ´´salvo ´´olha irmão não quero aprender nada já tenho etad e metade e um marca passo no coração..uma bengala etc…eu tinha um tumor na bexiga não cai fui operado em pé só senti tipo uma mão dar um puxão rápido na minha bexiga e ficou anestesiado por segundos..disse deus se for pra mim falar no teu nome com testemunho me mata senhor ..esta é a oração do covarde um pastor me disse no meio da luta eu disse a ele se deus não coloca câncer e doenças em seus filhos hj sairei curado para o senhor se apegar menos em conhecimento em etad e mais em acrescentar a fé das pessoas e continuei senhor me mata se for pra mim servir de tropeço na fé alheia..fiquei curado…

  2. Gilberto Fagundes Carvalho Sapiranga rs…..não mando recado o que é pra falar falo mesmo, escutei uma radio dias atrás uma manhã inteira para tomar conhecimento e não falar favas contadas…todos os pastores que pregaram naquela manhã com exceção de um atacaram e procuraram derrubar a pregação de seu antecessor ..me passaram a impressão de mostrarem mais conhecimento …..condenou o antecessor mas oportunistas não apontou saída nem o certo só criticou…fé não se aprende não se explica, fé é o que vc usa para receber ou operar milagres coisas que vc não pode fazer ou resolver.

  3. Por acaso esses tais “evangélicos” que se sentiram ofendidos leem a genuína Bíblia Sagrada e buscam a Deus em Espírito e em verdade? Se lermos a Bíblia, em nenhum lugar dela encontraremos esse movimento “cair no espírito” como uma manifestação divina, muito pelo contrário, é uma prática satanista. Não quero julgar ninguém, tanto por que não o posso fazer, mas foi o próprio JC que disse que pelo fruto conheceremos a árvore. Quem pratica e é a favor desta prática, com certeza faz parte “daqueles que enganariam a muitos”. Fiquem espertos! Não confiem em ninguém que não condiz com a verdadeira Bíblia Sagrada. Leiam mais, busque a Deus mais, procurem o conhecimento e verão quem realmente é o Senhor Jesus Cristo e todo o seu reino. Quando o Espírito Santo de Deus se manifesta em alguém, a manifestação não causa espantos nem dor, muito pelo contrário, traz transformação de vida positiva e visível, faz o pecador que está encamaçado no lodo do pecado ser resgatado e purificado no sangue derramado de Cristo na cruz. Acordem povo ignorante. Jesus está voltando, e levará somente os verdadeiramente remidos e lavados pelo Sangue Carmesim, aqueles que buscam e adoram a Deus incessantemente em espírito e em verdade, não esses idiotas e enganadores, que buscam multidões de pessoas para si. O Senhor Jesus sempre disse em qualidade e não em quantidade, como fazem esses pregadores falsos.

  4. NA verdade eta é uma matéria para engessar a presença do Espirito Santo. Na qual Deus ja Derramou para aqueles que acreditam. Aos desprovidos leiam a biblia atos cap.2 / II crônicas cap.7 / joel cap.3.. e demais livros. -> Ifelizmente matéria como essa pode atingir algumas pessoas e até mesmo tirar dos caminhos de Deus.
    O melhor de tudo isso é Deus contemplando as pessoas que não tem carater, pessoas conrropidas e que fica usando terminologia barata.

  5. Em primeiro lugar quem é Edir macedo p/ dizer que movimento pentecostal imita macumbaria, se o seu movimento é quase todo macumbaria, trocam o nome de Cristo por folha de arruda, sal grosso, rosa ungida, branca, vermelha,descarrego isto sim é macumbaria. tome cuidado sr Edir macedo para vc não blasfemar contra o Espirito Santo, é um unico pecado que não tem perdão, vc condenar os exageros, meninices, falta de moderação tudo bem, esta mesmo existindo, agora vc generalizar e dizer que o movimento pentecostal é do diabo, é blasfemia contra o espirito Santo,vc se esquece que Eldade e Meldade, profetizava no arraial e foram notificar a Moises, o que ele respondeu a Josué? Num 11:26 a 29. Saul foi cheio do Espirito Santo,encontrou um rancho de profetas, com instrumentos musicais, e ali houve um movimento do Espirito e Saul profetizava e se tornou um novo homem I Sam 10:5 a 10, na travessia do mar vermelho, houve um mover do Espirito Santo, Miriã com as outras mulheres dançavam, dizendo só o senhor é Deus,isto já era o movimento pentecostal, então fica bem claro que o movimento de macumba é que copiou do nosso movimento, o diabo é um imitador de Deus, lá no Egito os macumbeiros de faraó imitavam, os sinais de Deus. o Espirito Santo movimenta os crentes, e o diabo, imita movimentando os macumbeiros. Davi foi cheio da alegria do Espirito Santo, pulava e dançava, a ponto de ser menospresado por sua mulher, e Deus a castigou,tornando-a estéril,no dia de pentecostes o movimento abalou a cidade a ponto de pensarem que os apostolos estavam bebados, gritar, pular, dançar, tomados pelo espirito, enaltece a Deus, agora o que está acontecendo, é que muitos, estão agindo de si mesmos, na carne imitando aos que realmente estão cheios de Deus, tem muitos crentes que não exaltam a Deus, na igreja, mas pulam e gritam exaltando os ídolos do futebol, das musicas profanas, do carnaval etc. agora cair no espirito, tem alguém na biblia, que caiu, por exemplo Daniel, Isaias, só que não é este modismo de pessoas que caem para traz e não experimentam nenhuma mudança de vida, quem cai na presença de Deus, como Isaias, Daniel, João na ilha de patmos etc. caem é com a boca no pó prostrados aos pés de Deus sentindo as suas falhas, e levantam cheios da sua glória Isa 6:5, Dan.10:7 a 10,Apoc. 1:17, este é o cair, que estamos precisando, cair aos pés de Jesus e consertarmos nossas vidas,na sua presença pois ele está voltando para nos arrebatar.

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.