Pesquisa revela que 55% da população brasileira não aceita a união civil entre homossexuais

congresso-homofobia O Ibope Inteligência realizou uma pesquisa entre os 14 e 18 de julho com 2 mil brasileiros de todas as regiões para saber qual a posição da população diante da decisão do Supremo Tribunal Federal que aprovou a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

A pesquisa revela que no total 55% dos brasileiros é contra, mas esses números variam ao dividir a população pesquisa em gêneros, escolaridade e religião. No quesito gênero, os homens são mais contrários, representando 63%, já entre as mulheres apenas 48% é contra a união homossexual.

Outro dado apontado pela pesquisa do Ibope é que os mais jovens são mais favoráveis a união de pessoas do mesmo sexo do que os mais velhos. Entre os jovens de 16 a 24 anos 60% apóiam a decisão do STF. Entre pessoas de 25 a 29 anos esse número cai para 55%. De 30 a 39 anos apenas 51% aceitam esse tipo de união, enquanto que entre pessoas de 40 a 49 anos apenas 39% são favoráveis. Pessoas acima de 50 anos demonstram menos tolerância com esse tipo de relacionamento, apenas 27% dos entrevistados dessa faixa etária apóiam a união civil entre gays.

Além da faixa etária, a escolaridade também interfere, quanto maior o nível, maior a tolerância em relação a homoafetividade. Entre as pessoas que estudaram até o 4º ano do ensino fundamental, apenas 32% são favoráveis à união gay. Já entre pessoas que possuem o ensino superior esse número sobe para 60%.

Evangélicos são os mais resistem

A pesquisa também coletou dados sobre a religião dos entrevistados e notou que os evangélicos são os que mais mostram resistência a essa união. Entre eles, 77% é contra a decisão do STF.

Em seguida vem os católicos que mostram posições dividas. Metade, 50%, aceita e a outra metade desaprova.

Quem respondeu que tem outra religião (que
não católica ou protestante/evangélica) também se mostrou mais tolerante à relação homoafetiva sendo que 60% desses a apóiam.

O número de aceitação também é alto entre as pessoas que não possuem religião ou que não quiseram responder a qual religião pertence na pesquisa, 51% aceita contra 49% que concorda com a união civil entre homossexuais.

uniao-homossexual

Fonte: Gospel Prime / Estadão

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.