Missionário dos cemitérios ataca

>

Pastor evangeliza comunidade alternativa até nos cemitérios

Por: Celso de Carvalho

Eles chegam de mansinho. Sozinhos ou em grupos, despertam a curiosidade alheia pelos seus trajes. De preto, com cabelos longos e tatuagens, eles se espalham pelo pequeno ambiente que lembra em muito um espaço alternativo de rock. Nas paredes, pôsteres de bandas e computadores com acesso à internet. No púlpito, um caixão disputa olhares com os instrumentos musicais. A cena descrita acima retrata mais um culto dominical na Igreja das Américas, em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro. Em três anos, a igreja tem chamado a atenção por seu trabalho na evangelização de grupos alternativos, mais especificamente os chamados góticos.

O projeto começou em 2003, quando o pastor batista Silas Rahal começou a atender jovens com problemas de drogas e envolvimento em seitas bizarras como vampirismo, satanismo e magia negra. Com a crescente procura, as “reuniões” começaram a acontecer numa igreja. A participação dos góticos nos cultos gerou reclamação dos irmãos, o que obrigou Rahal e sua turma a se reunir nos fundos de sua casa. E foi aí, com a ajuda de pastores americanos – Rahal estudou algum tempo fora do Brasil – que ele fundou a Igreja das Américas, uma congregação voltada para o público alternativo.

19c2df889f1cc3a822e25c5cedf6447d  Pastor Silas Rahal diante da fachada de sua igreja: todos são bem-vindos

DIA A DIA DOS TRABALHOS

Apesar de os cultos serem realizados apenas aos domingos, os jovens passam os sábados envolvidos na obra de Deus. É nesse dia que são realizados shows de rock – que recebem em média mil pessoas – além de aconselhamentos e evangelismos pelas ruas da cidade. “Ao ver um caixão e os pôsteres, o jovem já fica mais à vontade”, esclarece. Os jovens são maioria em seu trabalho. Segundo ele, isso reflete a grande inserção deste grupo em rituais do gênero. No entanto, Rahal deixa claro que esta não é característica única de Nova Friburgo. “O movimento gótico tem origem no povo germânico. O clima montanhoso e frio desperta um ar mais depressivo e obscuro. Em todo o Brasil, cada vez mais jovens são inicializados no mundo destas seitas bizarras”, conta.

Com cerca de 30 membros, um ponto se destaca na Igreja das Américas. Boa parte dos undergrounds que ali se convertem seguem para outras denominações. “Costumo dizer que nossa igreja é o pronto-socorro de Jesus. Estes jovens são atraídos pelo Evangelho e, normalmente, seguem para igrejas tradicionais. Alguns evitam nos cumprimentar pelo medo de ficarem rotulados”, compartilha. A estratégia para atrair estes jovens é simples: eventos alternativos de rock e evangelismo pessoal. O trabalho ganhou o respeito até dos governantes. Silas, que além de pastor é inspetor da Polícia Militar, conta com o apoio de psiquiatras e médicos da cidade. Se há algum caso de magia negra que os médicos não conseguem resolver, a equipe da igreja é chamada para entrar em ação. Silas ganhou outro apoio de peso em sua obra: o da cantora e pastora Baby do Brasil e de membros da Igreja de Jesus Cristo do Ministério do Espírito Santo.

EVANGELISMO INUSITADO

É no cemitério que grande parte desses jovens envolvidos com seitas são encontrados. Lá eles usam drogas, fazem sexo nas tumbas e pactos de sangue. A turma de Rahal já evangelizou ali, mas o pastor esclarece que não é com muita freqüência que toma este tipo de iniciativa, pois, segundo ele, é preciso muito preparo espiritual.

Coincidência ou não, episódios estranhos costumam ocorrer ali. Durante um evangelismo no cemitério, o grupo foi atacado por um enxame de mosquitos e, de outra vez, enquanto realizava um culto, o pastor sentiu uma vertigem tão forte que teve que deixar o local carregado. Ao sair do cemitério, tudo voltou ao normal.

DESCONFIANÇA E SUCESSO

No início, o trabalho foi rejeitado pela comunidade evangélica de Nova Friburgo, que olhava desconfiada para a insólita estratégia de Rahal. O inspetor da PM começou a colecionar denúncias na própria polícia, mas, com o passar do tempo e a repercussão positiva da iniciativa, a Igreja das Américas ganhou até mesmo o apoio do Conselho de Pastores e da prefeitura do município.

O êxito foi tão grande que o pastor já recebeu convite para promover cruzadas evangelísticas no Texas, Estados Unidos, cidade considerada o ponto de encontro mundial dos adeptos do vampirismo. “Esbarro apenas nas condições financeiras”, comenta. O sucesso está sendo tamanho que o pastor está sendo chamado pelos seus fiéis de “Blade, o caçador de vampiros” – uma referência ao personagem de quadrinhos que ficou famoso nas telas de cinema.

Data: 29/10/2009
Fonte: Revista Enfoque Gospel

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.