Arcebispo inglês alerta para perigos das redes sociais

>

Para líder religioso, Facebook e MySpace podem Páginas como Facebook e MySpace podem levar as crianças ao suicídio, opina o arcebispo da igreja católica na Inglaterra, Vincent Nichols. Para Nichols, estes sites estão levando as crianças a tratar amizados como um commodity, criando relações transitórias e estão desumanizando a vida em comunidade.
Segundo o jornal The Telegraph, os comentários do religioso foram feitos após a morte de uma garota de 15 anos que tomou uma overdose de analgésicos após ser vítima de zombaria na rede social Bebo.
Para o religioso, as relações já estão sendo enfraquecidas pelo declínio do contato face-a-face ou ao telefone, substituídas pela internet e pelas mensagens de texto via celular.
– Estamos perdendo a habilidade de construir relacionamentos interpessoais. Estamos perdendo habilidades sociais como ler o humor de uma pessoa, a linguagem corporal, ser paciente em momentos de pressão.
O arcebispo culpa os sites de relacionamento por deixarem as crianças com amizades improvisadas. Além disso, os sites estão levando os adolescentes a valorizarem demais a quantidade de amigos.
– Entre pessoas jovens, muitas vezes o que leva ao suicídio é o trauma de relações transitórias. Eles se jogam em amizades ou redes de amigos até que elas terminem e deixem as crianças desoladas.
O arcebispo, de 63 anos, afirmou que o uso excessivo de informação eletrônica está “desumanizando”.
– Acho que há uma preocupação de que o uso excessivo, ou quase exclusivo, de textos e emails signifique que nós, como sociedade, estamos perdendo parte da habilidade de construir a comunicação interpessoal que é necessária para vivermos juntos e construirmos uma comunidade.

A entrevista foi concedida ao jornal Sunday Times.
Fonte: Clic RBS

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.