Pentecoste na rua Azuza

Tradicionalmente reconhece-se o começo do movimento pentecostal como tendo início no ano 1906 em Los Angeles nos Estados Unidos na Rua Azuza, 312, onde houve um grande avivamento caracterizado principalmente pelo “batismo com o Espírito Santo” evidenciado pelos dons do Espírito (glossolalia, curas milagrosas, profecias, interpretação de línguas e discernimento de espíritos).

No entanto o batismo com dons do Espírito Santo não era totalmente novo no cenário protestante, existem inúmeros relatos de pessoas que manisfestavam dons do Espírito em muitos lugares, desde Lutero (apesar de controversos quanto a veracidade) no século XVI até de alguns protestantes na Rússia no século XIX.

Devido à projeção que ganhou na mídia, o avivamento na Rua Azuza rapidamente cresceu e, subitamente, pessoas de todos os lugares do mundo estavam indo conhecer o movimento. Não começo, as reuniões na Rua Azuza aconteciam informalmente, eram apenas alguns fiéis que se reuniam em um velho galpão para orar e compartilhar suas experiências, eram liderados por William Joseph Seymour (1870-1922).

Rapidamente, grupos semelhantes foram formados em muitos lugares dos EUA, mas com o rápido crescimento do movimento o nível de organização também cresceu até o grupo se denominar Missão da Fé Apostólica da Rua Azuza.

Alguns fiés não concordaram com a denominacionalização do grupo.

 

Em março de 1907, Young C. H. Mason, pastor da Igreja de Deus em Cristo (formada por um grupo de pregadores que se separaram da Igreja Batista Missionária em razão de pregarem a santificação), dirigiu-se até a Rua Azuza para ouvir uma série de conferências ministradas por Seymour. Na segunda noite, recebeu a experiência do batismo com o Espírito Santo. Em Assembléia Geral convocada por ele, a maioria dos ministros concordaram em aderir à doutrina do batismo com e Espírito Santo tendo como evidência inicial o falar em novas línguas.

Hoje, a Igreja de Deus em Cristo, de assistência predominantemente de negros, é a segunda maior denominação pentecostal dos Estados Unidos.

Mais tarde, alguns grupos ligados ao movimento pentecostal começaram a crer no unicismo invés da triunidade (trindade).

Com os crescimento da rivalidade entre os que criam no unicismo e os que criam na trindade eles decidiram se separar oficialmente formando duas denominações, a Igreja de Deus (unicista) e a Assembléia de Deus (trinitariana), além desses muitas congregações pentecostais não se ligaram a nenhuma das duas denominações (algumas das quais iniciariam o Movimento Chuva Serôdia mais tarde).

Um comentário em “Pentecoste na rua Azuza”

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.