Segurança, Certeza e Gozo da sua Salvação. 3° Parte

Segurança

1 – O caminho da Salvação.

O Velho Testamento apresenta uma série de ilustrações que contêm, para nós, um sentido espiritual.

Para elucidar “o caminho da salvação”, tomemos um mandamento que Deus deu ao seu povo naquele tempo: “Porém todo primogênito da jumenta resgatarás com cordeiro; se o não resgatarás, será desnucado; mas todo primogênito do homem entre teus filhos resgatarás” (ÊXODO 13:13)

Com estas palavras na mente, imaginemos uma cena que teria ocorrido há quase três mil anos. Vemos dois homens, um sacerdote de Deus e um pobre camponês israelita. Estão conversando e gesticulam bastante, parece que tratam de uma questão importante. O tema da discussão parece ser o jumentinho que está entre eles.

– Vim saber – diz o pobre israelita – se o senhor desta vez não pode abrir uma exceção. Este jumentinho é o primeiro filhote de uma jumenta que tenho. Embora eu saiba que a lei de Deus o requer, espero que desta vez Deus poupe o meu animal. Sou pobre, e um animal desse me fará muita falta.

– Mas – reponde o sacerdote resoluto – a lei de Deus é clara e determina: ” Todo primogênito da jumenta resgatarás com o cordeiro; se o não resgatarás, será desnucado”. Onde está o cordeiro?

– Mas eu não tenho um cordeiro!

– Então vá comprar um e traga-o aqui. Das duas uma: o jumento tem que morrer ou então um cordeiro no lugar dele.

– Ah – diz o homem, abatido, então perdi a minha esperança, não tenho dinheiro para comprar um cordeiro.

Entrementes, aproxima-se um ancião israelita que passava por ali. Ele ouviu o suspiro desse pobre homem, fitou-o por um pouco e lhe falou em tom amigável:

– Não desanime, eu posso ajudá-lo. Em casa temos um cordeiro que não tem nem mancha nem defeito algum, e nunca se extraviou. É verdade que todos somos muito apegados a ele, mas vou buscá-lo mesmo assim.

Deste modo você pode ficar com o seu jumentinho.

O bondoso israelita se foi e logo voltou com o cordeiro prometido, o qual é aceito pelo sacerdote, amarrado e imolado… o sangue escorre, e o sacrifício é consumido pelo fogo.

O sacerdote então se volta ao pobre israelita e lhe diz:

– Não se preocupe mais com o jumentinho; o cordeiro foi morto em seu lugar. Agora pode voltar para casa com a consciência tranqüila. Mas não esqueça de agradecer a seu amigo pelo que lhe fez.

O que Significam

o Amigo Generoso e o Cordeiro?

Essa história – é uma figura daquilo que Deus que fazer por você. Em conseqüência dos seus pecados, a justiça de Deus exige do pecador o seu justo castigo, a saber a sua morte. Visto que o homem não tem como pagar por sua culta, Deus tem de julgá-lo.

Resta ainda uma alternativa: Que mora um substituto aprovado por Deus. Porém…Onde achar? Você conhece um?!

O próprio Deus cuidou disso. Ele proveu o Seu único e mui amado Filho – um “cordeiro sem defeito”

“Eis o Cordeiro de Deus – disse João Batista ao ver o Senhor Jesus -, que tira o pecado do mundo!” (JOÃO 1:29). Esse Jesus, o Filho de Deus, caminhando para a cruz, “como cordeiro foi levado ao matadouro” (ISAIAS 53:7). Lá Ele padeceu, “o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus” (1 Pedro 3.18)

Ele pagou tudo o que Deus, em função dos pecados que cometemos, teve de exigir.

Se você realmente crer no Filho de Deus, ou seja, se você confiar inteiramente nEle e naquilo que ele fez, então você não será condenado! Deus lhe atribuirá o credito da obra executada por Cristo.

Depois de ter morrido em favor dos nossos pecados, o Senhor Jesus ressuscitou. Ele vive agora, e Ele mesmos tem dito: “Porque Eu vivo, vós também vivereis” (JOÃO 14:19).

Ele ainda nos deu uma outra promessa: “E quando Eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também” (JOÃO 14:3). Ali estaremos “em casa”

Apesar disso, você talvez diga: “estou ciente de que não tenho a capacidade de fazer algo pelo que possa ir ao céu. Entendo também que o meu único recurso é confiar em Cristo e em Sua obra. Mesmo assim, não estou bem convicto que tudo esteja inteiramente arranjado. Hoje me sinto feliz e tenho gozo considerado que, por ter crido no Senhor Jesus, Deus perdoou os meus pecados mas não é todo dia assim. Ao invés de ser feliz, tenho dúvidas e medo, por que isso?”

Então me permita uma pergunta: Você já ouviu falar de um marujo que tenha lançado a âncora para dentro de seu barco? Nunca, é claro, pois ele teria perdido o seu juízo! Ele sempre a lança para fora, no mar.

O que quero dizer com isso é o seguinte; para ter a CERTEZA da salvação, você não deve olhar para dentro, para si mesmo, mas para fora, para o Senhor Jesus.

Você condiciona a certeza de sua salvação a seus sentimentos. Enquanto estiver satisfeito com eles, pensa que esta tudo em ordem, mas, amanhã, quando não gozar mais dessa sensação de felicidade, você é balançado de um lado para o outro como um barco que esta em apuros.

Lembre sempre que sua salvação só pode estar ancorado naquilo que o senhor Jesus fez por você.

“Ele é a nossa paz”, e “pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós… (nem) de obras, para que ninguém se glorie” (EFESIOS 2:14,8-9)

Somente o sangue de Jesus cristo purifica de todo pecado.

Continua…

Deixe um Comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.